26 de janeiro de 2022

Veja quais as mudanças nos indicadores do Previne Brasil

Recentemente foi lançada a Portaria GM/MS de 20 de janeiro de 2022 que altera alguns indicadores do Previne Brasil. Portanto, conheça quais as mudanças propostas e como isso pode impactar seus resultados na saúde.

 

Previne Brasil

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que oferece medidas de financiamento para a atenção primária no SUS (Sistema Único de Saúde). Ele promove novas diretrizes e reformula as estratégias de gestão.

Parte da distribuição dos recursos se dá com base em métricas de desempenho. Portanto, é essencial que a equipe esteja atenta aos dados de seu município para garantir o benefício.

 

Mudança nos indicadores do Previne Brasil

A seguir, confira quais as mudanças propostas com a Portaria GM/MS de 20 de janeiro de 2022 nos indicadores do Previne Brasil. Você também pode conferir a postagem oficial no Diário da União

 

Gestante

A Portaria 3222 de 10/12/2019 previa:

  • I – proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré – natal realizadas, sendo a 1º até a 20º semana de gestação;

Com a portaria 102 de 20/01/2022 passou a ser:

  • I – proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré – natal realizadas, sendo a 1º até a 12º semana de gestação.

 

Hipertensão

Na portaria 3222 de 10/12/2019 era:

  • VI – percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

Agora com a portaria 102 de 20/01/2022 está:

  • IV – proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida em cada semestre.

 

Diabetes

A Portaria 3222 de 10/12/2019 previa:

  • VII – percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada nos últimos 12 meses.

Já a portaria 102 de 20/01/2022 prevê:

  • IV – percentual de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

 

Monitoramento do Previne Brasil

Na Portaria 3222 de 10/12/2019 eram avaliados os 7 indicadores para o financiamento e repassado os valores obtidos no alcance real. Já na Portaria 102 de 20/01/2022 será considerado de acordo com os quadrimestres. Sendo:

 

  • 1º Quadrimestre – percentual de alcance real para as metas dos indicadores elencados nos incisos I e II do § 2º do art.6º; e percentual de alcance de 100% para as metas dos indicadores elencados nos incisos III, IV, V, VI e VII.
  • 2º Quadrimestre – percentual de alcance real para as metas dos indicadores elencadas nos incisos I, II, III, IV e V do § 2º do art.6º; e percentual de alcance de 100% para as metas dos indicadores elencados nos incisos VI e VII.
  • 3º Quadrimestre – percentual de alcance real de todos os 7(sete)  indicadores elencados § 2º do art.6º.(NR).

 

Consultoria de Saúde Grupo Assessor

O Grupo Assessor oferece a Consultoria de Saúde. Ela tem como objetivo melhorar a aplicação das regras do Ministério da Saúde para que o município possa atingir as metas do SUS, tenha mais arrecadação e melhore o atendimento aos cidadãos.

Além disso, permite um melhor desempenho por meio de acompanhamento dos indicadores, orientações as equipe de APS, monitoramento com relatórios estatísticos e faturamento transmitido, possibilitando aumentar os recursos destinados ao município com as avaliações de desempenho.

Por fim, garante a excelência do processamento das informações faturadas, com precisão e clareza. Assim, proporcionando aos clientes uma tomada de decisão mais assertiva e eficiente.

Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp que aparece na tela e tenha mais informações sobre a Consultoria de Saúde.